quinta-feira, 19 de maio de 2016

Simples Walkie Talkie 27Mhz AM regenerativo.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Como tem muita gente aprendendo e montando circuitos eletrônicos trago mais um simples e diferente circuito na área de comunicação de rádios, de uma página Búlgara redesenhei e modifiquei alguns circuitos deste simples projeto e publico no intuito de incentivar aos iniciantes em montagens, a escada é começar em simples circuitos como este e adquirindo experiências para montagens mais difíceis complicadas e melhores. Dentre muitos circuitos de simples Walkie Talkie em FM regenerativo, eu desenhei este circuito formando um simples Walkie Talkie em 27 Mhz em AM, ou seja você poderá se comunicar com um colega PX com sua estação móvel ou base, basta ele colocar o rádio no canal da frequência 27,005 Mhz, ajustando o trimmer em série com o cristal do transmissor você poderá deslocar um pouco de frequência de transmissão, e subir para operar no canal 4 da faixa do cidadão, se precisar coloque um indutor de 10uH da base de T2 para o trimmer em série, isso caso você não consiga subir de frequência, isso dependerá do cristal também, alguns sobem ou desce menos que outros, diferença de capacitância do criatal, mais de qualquer forma você fará contato com alguém que esteja no canal 3 ou 4 de PX, agora vale lembrar que o receptor e regenerativo, por ser simples ele não tem seletividade e sua sensibilidade de captação e menor que um super heteródino, a seletividade é quando o receptor rejeita outras frequências diferente da sintonizada, ou seja a frequência sintonizada passa por um estreito canal de FI e só ela é ouvida, no caso do regenerativo sua seletividade é muito largo, você ouvira o comunicação nos canais vizinhos do canal sintonizado, fazendo assim uma verdadeira bagunça, e se a estação de PX estiver forte ou perto do receptor a coisa piora drasticamente. Para receber ás estações regule L1 que está ligado ao MOSFET BF 961 através do capacitor 68pf ao G1, e ao seu S, a bobina L1 deverá ter um ferrita interna para o ajuste do canal recebido, se quise poderá fazer teste retirando o capacitor de 33pf das extremidades de L1 e colocar um trimmer de 40pf. O circuito é econômico nas modalidades de 0,8W ou 800 mW, e mesmo com 1,2W de RF este circuito não chega a consumi muito da bateria, colocando uma bateria de 3 a 4 amperes com 12 volts você falará muito com uma estação base ou móvel. A antena é retrátil, para esta frequência teria de ser no mínimo de um quarto de onda que é 2,65 Metros, como não podemos colocar uma antena deste tamanho em uma simples caixinha, podemos colocar uma de 1,3 metros ou 1,5 metros de tamanho, a antena quanto maior melhor, compense o tamanho com uma bobina de carga ligada a antena e saindo para o transceptor, veja maiores detalhes em circuitos aqui neste blog de transceptores portáteis Walkie Talkies, ou nesta página Búlgara com vários e simples projetos.
 http://radiostorage.net/?area=tags/page/4/%F2%F0%E0%ED%F1%E8%E2%E5%F0 ou esta outra com montagens e experimentos na área de receptores regenerativos e outros. https://sites.google.com/site/linuxdigitallab/rf-ham-radio/27mhz-walkie-talkie-experiment
Simples transmissor FM esquema original .
TX em FM.
TX em AM.
Receptor com CI LM 386.
Receptor regenerativo e modulador AM a transistor.
Esquema original TX 27Mhz FM.
Tx 27Mhz FM nosso esquema pequena modificação.
TX 27Mhz  AM.
 
Transceptor Walkie Talkie 27Mhz FM 0,8W RF.
Transceptor Walkie Talkie 27Mhz AM, CI 386 0,8W RF.
Transceptor Walkie Talkie 27Mhz AM transistor.
Este aqui com mais de 1W de RF também em AM, ideal para comunicação com PX.
DESCULPE-ME.
O esquema abaixo estava com erro na saída áudio RX de TP1 para o FTE. Já está corrigido.
Como podemos ver é um circuito bastante simples, não tem complicação em sua montagem, o circuito de sintonia L1 deverá ter um pouco de paciência para confeccionar certinho na frequência de 27 Mhz, é bom tentar sintonizar estações distantes com uma antena adequada para PX e tentar melhorar a sensibilidade de recepção, faça testes com a antena telescópica que vai usar na caixinha, e tente melhorar a recepção. Bons contatos e Dxs com seu simples transceptor.

2 comentários:

  1. Saudações. No projeto TX 27 AM falta os detalhes das bobinas, principalmente a L3 que não tem referencial algum. Usarei este projeto para montar um Beacon em 28.224khz. obrigado em ajudar.
    FT 73

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown.
      Olha este TRX é de origem Búlgaro, no esquema original 1, 2 tem os detalhes das bobinas, não sei se você vai entender, olha existe vários outros esquemas idênticos a este na WEB, ás bobinas podem ser experimentadas de outros projetos na mesma frequência. Que bom que montou em uma frequência acima dos 11 metros, em 10 metros um Beacom, se quiser mandar o esquema e fotos para que os outros vejam sua montagem, entra em contato por e-mail. Um abraço e muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.