quarta-feira, 16 de março de 2016

Transceptor SSB Curió 40 metros atualizado 2016.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Olá pessoal há muito tempo venho analisando a possibilidade de desenhar uma versão atualizada deste transceptor da década de 70, mais só atualizei algumas partes do circuito, em homenagem e respeito ao montador não mexi no "coração" do circuito, algumas substituição de componentes é necessário hoje em dias atuais para quem gosta de montagens de transceptores SSB, aqui está um excelente projeto de PY 1PE Albino de São João, na década de 70, ele foi publicado na revista Eletrônica Popular em Maio e Junho de 1973. Um excelente transceptor SSB com pré e saída de RF a válvula, ainda nesta época a válvula começava a dar lugar aos semicondutores de silício, por isso temos componentes que hoje não encontramos mais, ou é mosca branca em muitas lojas para a lista de peças do projeto original. Como de costume vocês já sabem que não sou nenhum engenheiro nem professor na área de eletrônica, mais dei uma atualizadinha em alguns circuitos deste fabuloso projeto. Ora se bem que o projeto original é para 20 metros, eu o desenhei para 40 metros modificando os indutores "bobinas" e os capacitores, mas cabe ao montador confeccionar ás bobinas de maneira que o ferrite fique dentro no meio abaixo uma ou duas voltas da fôrma, ás fôrmas podem ser ás de 10K ou 10mm da TOKO com caneca blindada, para 40 metros podemos variar entre 15 a 22 espiras de fio 36AWG ou 34 AWG, primário, e 3 a 4 espiras do mesmo fio no secundário, os capacitores podem ser de 150 pf a 220 pf, sendo melhor os de 180 pf, os circuitos tanto em transmissão ou recepção podem ser modificados para melhor, cabe ao montador tentar inventar e melhorar os circuitos para uma boa recepção e transmissão, não que o projeto original não seja ruim, é que hoje em dias atuais temos componentes que com certeza faremos esse curió cantar mais alto e melhor. Vejamos o projeto original da revista da época, depois mais abaixo os esquemas originais, e logo depois os nossos esquemas desenhado por mim e "aperfeiçoado". 
Projeto Curió original 20 metros na integra.
 
Sobre o projeto.
É muito importante ler todas ás páginas.
Diagrama em blocos do Curió 20 metros SSB original.
Continuação lista de peças e confecção dos indutores.
Lista de peças.
Tabela de transistores da época para o projeto 20 metros.
Em zoom os três equipamentos parte do curió.
Começa aqui os esquemas e layout dos circuitos originais.
VFO oscilador a cristal Modulador balanceado.
Nossos desenhos e modificação parcial para 40 metros.
Os três circuitos parcialmente modificado e atualizado.
Circuito de áudio e misturador modificado atualizado.
Aqui começa a parte final de transmissão PA a transistores de TV.
Abaixo um outro esquema adaptado de um outro circuito que serve bem no curió.
Bem está ai o projeto curió completo original e adaptado atualizado, lembre-se que vocês deverão fazer testes nas duas versões, isso no que diz para melhorar a sua recepção e transmissão, na versão atualizada o oscilador a cristal agora tem ás bandas LSB USB, lembre-se de que o VFO poderá ser de 3.000 Mhz ou 17.000 Mhz o que dará os resultados em 7.000 Mhz TRX, optamos para a baixa frequência por ser menos complicado e mudanças nos componentes oscilador, essa escolha mexe nas bandas SSB. 
Espero que alguém monte este projeto e comente aqui no rodapé, ou por e-mail informando como foi a montagem e o que mudou neste projeto.
Waldir Cardoso.

18 comentários:

  1. Boa noite amigo , gostei mito de ver essa postagem , eu tenho essa revista , ja li , reli , treli . é um curso completo para aprendizagem e entendimento de radio SSB , PARABENS por esse tesouro .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo José Luis.
      Sim meu amigo é um excelente TRX SSB, já com AGC na época era muito difícil sair um projeto assim aqui no Brasil, pena que o autor usou o PA a válvula, será que ele ainda está fazendo montagens, espero que sim. Um abraço amigo José Luis Arroyo.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  2. Boa noite amigo Waldir , procurei mais algumas coisas sobre o Albino de Sâo Joâo , so que foi encontrado alguns projetos tais como Projeto Falcâo e Saci Perere , todos valvulados , sendo dificil a montagem , por falta de alguns materiais , sobre o prefixo esta com o nome de Alessandro . Um grande abraço e Deus o abençoe grandemente .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo José Luiz Arroyo, muito bom sua pesquisa sobre nosso amigo, que pena que os projetos são valvulados, para quem entende de válvulas pode converter para transistores e CI, seria interessante, será que alguém se habilita.
      Um abraço amigo e muito obrigado, Deus abençoe você e sua família.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
    2. Boa tarde amigos,
      Albino de S. João (ex PY1PE) foi um dos mais destacados autores de artigos destinados a radioamadores, não somente a estes, das décadas de 60 E 70 do século passado. A tecnologia de válvulas ainda era cotidiana naqueles idos, por isso a maioria dos projetos eram totalmente com elas ou hibridos.
      Infelizmente o Albino já é falecido à muitos anos ou no jargão radioamadoristico ele é um SK (Silent Key).
      Abraço
      Ricardo (PU2MRI)

      Excluir
    3. Ok Ricardo(PU2MRI)
      Muito triste amigo saber que o pai do Projeto "Curió" já se foi, eu não sabia, agradeço pelo comentário.
      Um abraço Ricardo.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  3. Prezado Waldir, haveria a possibilidade de toda esta matéria ser convertida para arquivo .PDF? Agradeço um retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Frederico.
      Como já expliquei, o blog só aceita fotos, ou arquivos em JPEG, GIF, PNG, e outros, não posso colocar em PDF, faz o que sempre ensino, click no esquema ao abrir click com o direito do mouse em "Abrir imagem em outra guia" pronto abra a outra guia e verá o esquema com mais nitidez e muito maior com lupa.
      Em celulares também tem mais nitidez.
      Um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
    2. Caro Waldir, boa tarde: Meus parabéns pela montagem do Projeto Curió. Nunca tinha ouvido falar de alguém que o tivesse montado!!! Um abraço de Fernando Krouwel - PY2FZU

      Excluir
    3. Olá amigo Fernando PY2FZU.
      Olha eu não montei este projeto, só redesenhei e fiz algumas modificações do original. O projeto é bom para quem quer montar um RTX SSB.
      Um abraço e muito obrigado.
      Feliz Natal e próspero 2020.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  4. Amigo seria possível postar algum esquema de transmissor am pra faixa de 550khz a 1800khz que tenha potencia na faixa de 10w a 25w

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe.
      Olha meu amigo o foco do blog é Radioamadorismo e PX faixa do cidadão CB, estes tipos de transmissores além de precisar uma antena de um quarto de onda enorme longa, são proibidos pela legislação da ANATEL. O interessante é que 90% dos transistores de potencia pode ser empregados nesses transmissores e no PA teremos potencias além de 20 ou 40W. Por isso não publico estes esquemas no blog, mas você acha fazendo uma pesquisa no google.
      Um abraço e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  5. montei o original ,usei como movel, funcionou muto bem.morei bem perto do autor.vim toda a montagem.depois ele projetou o curio 2. muito bom, ainda o tenho.py1csv.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok PY1 CSV.
      Que bom testemunho, e que privilégio mora perto do PY 1PE Albino de São João autor deste projeto.
      O Curió 2 eu não o conheço, se o senhor quiser posso redesenha-lo e publicar aqui no blog para que todos conheçam, isso se o senhor tiver o esquema.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Ok PY1 CSV.
      É do nosso Brasil da época dos Radioamadores montavam seus próprios equipamentos.
      Muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  7. Bons tempos....
    Tbém tenho esta EP, como dito no comentário, li, reli, treli e no meu caso acho que gastei as letrinhas do meu exemplar.
    Tanto é vdd que pensei em procurar uma outra publicação* e o que me veio à mente foi... CURIÓ
    Era de um TX AM que usava um duplo triodo assimétrico nos drivers de modulação.
    Bons tempos do Louis Facen, Capyau e tantos outros.
    73, Antonio - PY5AB

    ResponderExcluir
  8. Olá Antonio PY5AB.
    Meu amigo desculpa a demora de resposta, o blog não enviou seu comentário para meu e-mail, e publicou sem minha autorização, por isso não sabia. Mas agora olhando os comentários estava o seu e de outro colega do mês de Dezembro. Mil desculpas mesmo. Vou atualizar ás configurações do blog.
    Enquanto ao CURIÓ, Que diga a quem montou na época da publicação da revista, pois nos anos 60, 70, os Radioamadores montavam seus próprios transceptores em AM ou SSB, tempo bom.
    Muito obrigado pelo comentário.
    73. Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.