terça-feira, 18 de agosto de 2015

Walkie Talkie 50Mhz AM regenerativo original atualizado.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Este mês publico dois campeões de acessos, 1- Simples Walkie Talkie 50Mhz AM regenerativo. 2- Walkie Talkie 11M CB AM Super Heteródino Roadstar GTX 80-A. Os esquemas originais na integra, e os atualizados modificados por mim e mantendo a mesma simplicidade e originalidade de alguns circuitos, devido ao grande números de acesos resolvi atualizar os esquemas destes simples transceptores, o mesmo já publicado em 18 de setembro 2012 em: http://projetosetransceptores.blogspot.com.br/2012/09/walkie-talkie-am-50mhz-regenera
tivo.html e também publicado na página do amigo PU2 XLB Wagner, e com outros em: http://pu2xlb.blogspot.com.br/p/trx-am-1110m-05w-agulhinha.html Sobre o circuito: É já conhecido simples receptor regenerativo com transistores PNP originalmente, e uma potencia de TX em AM em torno de 100 mW em 6 metros, por ser muito simples o autor colocou uma alimentação de 9 volts, para que se encerre tudo em uma caixinha pequena e sua antena telescópica que deve ter aproximadamente 1,5 metros para que se aproxima de um quarto de onda da frequência transmitida. Eu modifiquei o circuito colocando transistores NPN que são mais populares e mais fáceis de achar com maior potencia para TX e áudio, os esquemas podem ser modificado totalmente ou parcialmente, só depende do montador que quiser fazer experiência na faixa de 6 metros em AM, vale lembrar que o circuito original é simples dispensando qualquer comentário sobre faixa de cobertura, que não passa de 300 a 500 metros, apesar do autor publicar que ele atingiu 25 km, não esperem esta proeza, a não ser modificando o transmissor para obter maior potencia de RF e uma boa antena base, sem falar na alimentação que terá de ser no mínimo 12 volts. Bem eu dei uma ideia como melhora-lo mais mantive o simples circuito em TX e RX. Já no segundo projeto do Walkie Talkie CB AM super heteródino Roadstar, e ao mesmo quero  ratificar sobre um erro no esquema do Walkie Talkie Roadstar GTX 80-A desenhado por mim, sobre o transistor 1402D quando eu escrevii 2SD 1402, que nunca pode ser o transistor usado neste circuito, o certo é ED 1402, embora até agora não tenham feito nenhum comentários sobre o assunto na mesma página do projeto. Vamos ao primeiro campeão de acessos: pelo jeito o pessoal gosta de projetos regenerativos e fáceis de montar.
Capa da revista XEROX.
 Leiam é muito importante para quem vai montar.Vejam o esquema original.
Abaixo foto do protótipo e um esquema de um simples carregador de 9 volts.
Esquema original Walkie Talkie simples AM supercompacto 50 Mhz regenerativo.
Abaixo esquema já modificado continua simples porem melhor em RX e TX com a troca dos transistores para NPN com maior potencia em TX, e áudio com o BD 139-10, com os transistores 2N 3866 ou BD 135-16 ou BD 139-16 no oscilador e amplificador PA saída transmissor temos uma potencia em torno de 0,5W aproximadamente, vejam que eu coloquei um filtro na saída de antena LPF para atenuar os harmônicos, na antena temos uma bobina "L" ela será para compensar o tamanho da antena que seria 1,5 metros em um quarto de onda da frequência, essa bobina terá de ser regulada até obter a maior saída de RF na antena, ligue também um fio flexível de 1,5 metros próximo ao PA no negativo formando uma bobina em torno da caixinha por dentro, ele servirá de terra, regule o transmissor com um medidor de campo, ou um farejador de RF, a antena terá de estar toda esticada, tamanho total. vejam que a tensão é de 14,8 volts feito por 4 baterias em série de telefone celular que tem 3,7 volts, por ser pequenas elas cabem em qualquer lugar, e são muito boa, tem uma corrente em torno de 900 mA, se preferir e tiver espaço poderá colocar mais baterias em paralelo com ás já ligadas em série, aumentando assim a corrente.
Esquema abaixo também simples RX porem já com o oscilador de TX modificado e amplificador PA saída com o BD 329-16 que pode ser outros como BD 139-16 ou BD 137-16 e ainda 2N 4427, que é semelhante ao 2N 3866, vejam que na saída do amplificador PA o filtro LPF com um trimmer de 40 pF na saída para antena que terá agora um tamanho de 1,5 metros, sendo um quarto de onda da frequência de 6 metros, assim os sinais de RF atingirá muito mais longe que uma antena de 1 metro ou menos, por isso se quiser rendimento para seu transceptor portátil coloque a antena tamanho total de um quarto de onda da frequência. assim você tem melhor recepção e transmissão. no negativo bem próximo ao PA saída solde um fio flexível de 1,5 metros tamanho, depois de montado na caixinha faça este fio passar em volta pelas extremidades da PCI, e entre a caixinha, formando uma bobina por toda caixinha por dentro, ele servirá de terra.
Abaixo uma foto de como montar os XFR 2, e 3, para o esquema anterior, para XRF 1 siga corretamente como manda o autor da revista
Os esquemas estão pouco modificados, cabe ao montador se quiser modifica-lo poderá colocar ele para 2 metros ou 145 Mhz, com os mesmos transistores, a mudança será feita nos indutores de sintonia filtro LPF, capacitores e antena menor agora com 50 cm de tamanho para um quarto de onda. Ou se quiser poderá deixar nesta mesma frequência original de 50 Mhz e montar um bom receptor super heteródino com FI de 455 khz, como está aqui no blog, bem o montador poderá fazer o que quiser é só ter ideia e ir em frente, tentar pesquisar estudar que consegue. Espero que gostem, quem montar mande um comentário, ou alguém que já montou.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.