sábado, 11 de julho de 2015

Transverter 2M CB AVT 213

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Demorou mais saiu: este mês publico 3 projetos muito bem vindo na área de RTX. 1- projeto: Transverter 2 metros para faixa cidadão ou CB 27 Mhz. 2- projeto: Simples transverter Russo de 2 metros para 28 e 27 Mhz. 3- projeto: Substituição do 2SC 1969 cobra 148 GTL. Então vamos ao primeiro projeto. Baixei ha tempos atras e só agora publico e para você que é classe "C" Radioamador e não tem um equipamento em SSB para 2 metros, aqui está uma solução barata. Este é um transverter na faixa de 2M de 144 a 148 Mhz, para adapta-lo no Cobra 148 GTL, ou em transceptores de 27Mhz, de qualquer modelo, e modalidade de transmissão SSB, FM, AM. O circuito é simples obedecendo alguns critérios para esta faixa que é uma frequência elevada VHF, deve o montador tomar cuidado com ligações e fios longos, montar em placa de circuito, sua potencia de transmissão poderá atingir ate 5W com KT 920, com esta potencia nesta frequência ligado uma antena direcional com altura superior a 12 metros, poderá fazer contatos em condições favoráveis topográficas entre distâncias de 10 a 40 Km ou mais, dependendo da região aqui no Brasil. ATENÇÃO: Não é aconselhável a montagem destes equipamentos por técnicos ou pessoas não licenciadas como Radioamador, para quem é PX seu registro não serve em VHF. Lembre-se: Para os que querem usar esta faixa em modalidades de esporte, hobby esporte, trilhas de veículos, terão de ser licenciados devidamente como manda a legislação da ANATEL, segue a página da LABRE S.P, para melhor entender: http://www.labre-sp.org.br/diversos.php?xid=68
Esquema original com respectivos componentes.
Aqui mudei e atualizei alguns componentes, chave de RF power.
Aqui maior potencia RF e atualizado.
Aqui saída em PA PUSH PULL com boa potencia.
Lay-out lado componentes, vista de L2, L3, L7, L8,
PCI lay-out lado cobreado.
Lista de peças, e construção dos indutores.
Talvez tenha que usar o tradutor para confecção dos indutores.
Este transverter é bem simples, podendo o montador técnico fazer mais algumas modificações para melhorar sua potencia de RF TX, o receptor acho que não deva precisar, pois com MOSFETS faz um bom trabalho de amplificação de entrada em VHF. mais nada impede que se mude o circuito de RX, os esquemas desenhado por mim terá de ser feito testes, pois na teoria é uma situação e na prática é outra, depois de monta-lo ha algumas diferenças nos circuitos de RF que terá de ajustar e talvez troca de capacitores e resistores. Espero que gostem e montem, e faça qualquer comentário depois de monta-lo.
Waldir Cardoso.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.