BLOG LOCAL: ALAGOINHAS, BAHIA BRASIL.

sábado, 11 de julho de 2015

Substituto TR 36 2SC 1969 por IRF 520 cobra 148 GTL.

Este mês trago um esquema simples muito solicitado a mim por e-mail e comentários no blog, é a substituição do TR 36 2SC 1969 por FET  IRF 520, em Julho 2013 em: http://projetosetransceptores
.blogspot.com.br/2013/07/protecao-do-tr36-2sc-1969.html publiquei a proteção deste transistor e prometi publicar a substituição por IRF 520. O esquema é simples pois nada mais é que retirar alguns componentes e substituir outros, em 2005 meu amigo Veridiano PU6VDS, substituiu em seu cobra 148 GTL, o 2SC 1969 pondo o IRF 520, na época eu modulava com ele e ouvia o áudio e portadora de seu cobra 148 GTL que agora estava mais agressivo, tanto no áudio como em sinal  gostei muito do que eu estava vendo em meu S-Meter e ouvindo parecia áudio de um rádio de 100W, naquela época os rádios estavam começando saírem com FET em seus Drivers e PA, mais para nós ainda era estranho e duvidoso, mais como eu já usava o FET IRF 630 nos meus transverter de 40 metros, logo aderimos os FETs como uma ótima opção barata e ainda não falsificados para substituir o famoso e caríssimo extinto 2SC 1969. O PU6VDS Veridiano só simplesmente retirou o TR 37 2SC 496, ligou um resistor de 10k de D 76 onde estava ligado o coletor de TR 37, para L 40, onde estava ligado o emissor de TR 37, depois ligou outro resistor que pode ser de 4k7 ou 5k6, de L 40 onde foi ligado a resistor de 10k, para o negativo, Simplesmente isso, ele me disse que a tenção tem que ficar no GATE do FET, entre 2 a 2,5 volts, e que alguns rádios tem maior potencia de RF no coletor de TR 38, 2SC 2166, por isso o resistor ligado de L 40 para negativo poderá variar de 4k7 a 5k6, melhor colocar o menor, se ficar bom deixa, se notar algum defeito no áudio coloque a 5k6, ele tem experiência já fez em vários rádios com ótimos resultados. Bem eu como de costume,observando alguns esquemas da página da CBTricks com informações sobre o ERF 2030 CBTricks: http://www.cbtricks.com/miscellaneous/fet_papers/ekl/graphics/erf2030_148gtl_mod.pdf Também no cobra 148 GTL DX com duplo IRF 520 PA e DRIVER em: http://www.cbtricks.com/radios/cobra/148gtl_dx_plus/graphics/cobra_148fgtl_dx%2B_fet.pdf e nesta página de informação da CB Tricks com esquema do EN-369FN para o FET ERF 2030 para 148 GTL em: http://www.cbtricks.com/miscellaneous/fet_papers/mosfet_experiment.htm
está http://www.cbtricks.com/miscellaneous/fet_papers/ekl/graphics/galaxy_dx949_959_2547_erf2030_mod_rev1-2.pdf Eu desenhei mais dois esquemas como teste para o 148 GTL final RF TR 36, para quem vai fazer este processo em seu rádio terá de ter um pouco de experiência em RF, pois eu não aconselho a quem nunca trabalhou com RF e sem equipamentos a fazer esta substituição. ATENÇÃO: Lembrando ainda que se você tem uma fonte de alimentação com pouca corrente, melhor adquirir uma outra pois os FETs consomem muito mais corrente que os transistores, por isso é bom deixar em repouso algo entre 3 a 5 amperes alem do que o rádio irá consumir, sua antena também terá de estar bem ajustada com ROE baixa, talvez seu rádio irá esquentar muito mais que antes, mais se ficar tudo ok vale a pena pois o seu rádio ficara de folego novo. Ainda quem quer aproveitar mais do seu cobra 148 GTL tem uma página com belíssimo trabalho do amigo Adinei PY2 ADN com dicas importantes e modificações, ajustes, alinhamento importantes, até como "chicrutar" ou "chucrutar" aumentar os canais, vejam e vale a pena salvar e ler aos que querem saber mais em: http://www.radiomanual.info/schemi/CB/CB_Cobra_148GTL_serv.pdf ATENÇÃO: para ter os canais 41, 42, 43, 44, nos dígitos 37, 38, 39, 40, não corte a trilha do pino 12 PLL MB 8719 e aterrando com uma chave, faça melhor: Desligue o JAMP do pino 14 que vai ao seletor de canais, e ligue na chave,  assim fica melhor e você terá alguns canais telecomandos. Mais isso é para outra ocasião falando-se de modificações no 148 GTL. 
Abaixo esquema feito pelo amigo Veridiano.
Esquema modificado por mim, melhor fazer testes, observe a tensão no FET.
Mais um com base nos já citados em páginas da CBTricks.
Aos que tem experiência em TRX RF poderá fazer o mesmo no driver, volto a afirmar. Aos que tem experiência em TRX RF, pois poderá parecer fácil, mais tem que sair tudo certo para que se tenha e aproveite o melhor rendimento dos FETs, no mais e mãos a obra e já poder modular com seu rádio com maior potencia e novinho novamente. 
Waldir Cardoso.

18 comentários:

  1. uma bela alternativa caso o transistor original queime. Há um tempo atrás fiz uma modificação no 1969, injetando direto alimentação de 13.8V no 1969, mas preferi voltar as configurações originais, se precisar de mais potência, usarei um linear, rs.Tenho uma dúvida, mas não se relaciona com o tópico, o Sr. não tem esquemas de interfaces para modos digitais echolink, eqso. para rádios que precisem do PTT para ativar o RX? Estava querendo fazer um link virtual e retransmitir localmente utilizando um 22 plus, 19dx, ou até um 148, mas as interfaces não funcionam nestes rádios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim meu amigo, essa modificação para 13V só se for com transformador de modulação e em AM que é entre 5V, pois em SSB já entra toda tensão da fonte,enquanto ao esquema eu não tenho, mais na WEB você poderá achar.
      Um abraço e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  2. Amigo Waldir!
    Eu estava lendo outro post seu, sobre falsificações do 2sc1969 e fiquei intrigado. Eu recentemente encontrei numa loja por R$ 3,50 cada (claramente falso) e comprei 2 para testar num cobrinha. Um eu nem coloquei pois tinha fuga e o outro funcionou aparentemente sem problemas no lugar do 2sc2078 do cobrinha. Claro que não arrisquei jogar no 148. Isso mostra que alguns falsificados até trabalham de forma razoável, podendo enganar quem os usa. A minha dúvida está nesses FET´s. A gente corre risco de trocar gato por lebre, colocando um FET falso? Existe alguma forma de reconhecer isso?
    Minha outra pergunta foge um pouco do assunto principal. Meu 148 usa o MB8719 e eu gostaria de chegar ao canal 172. Você tem uma dica para isso? Os chucrutamentos que encontro na Net vão sempre até 108.
    Abraços
    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo Eduardo.
      Olha pode ver que esse que funcionou não da a potencia de um original da mesma especificação, enquanto aos fets, temos que observar o material usado e acabamentos, geralmente são de baixa qualidade, e péssimos no acabamento, inclusive números e letras. Enquanto ao chucreute para 10 metros no 148 GTL, basta você colocar 3,7 volts no pino 10 PLL, com o próprio cristal de 11.325,00 Mhz que ele vai tranquilo, só ajustando ás bobinas e VCO para oscilar nos canais altos.
      Espero ter respondido meu amigo Eduardo um abraço e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  3. Amigo Waldir!
    Mais uma vez grato por sua ajuda. Farei essa alteração no 148. Quanto aos FETs a situação beira o absurdo! Falsificações até de componentes relativamente baratos! Não existe controle e fiscalização desses produtos. Vivemos mesmo numa República das Bananas! E como você disse, a loja sabe muito bem a porcaria que vendem e cabe a nós descartar quaisquer compras nesse tipo de loja. Comprei aqueles transistores numa loja da Santa Ifigênia aqui em São Paulo, local que hoje se tornou reduto de espertalhões e são poucas as lojas sérias por lá. Infelizmente a coisa vai piorando e não existiriam falsificadores se não existissem quem vendesse produtos falsificados.
    Abraços.
    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo Eduardo.
      Meu amigo aqui da cite fez esse mesmo circuito no 148 dele, ficou com uma transmissão em SSB que parecia um rádio de 100W. Mais ás falsificações tem até nos pequenos transistores BC, isso mesmo, tão baratinho e é falsificado, claro que quem vende sabe, na compra todos devem pedir a nota fiscal de venda ao consumidor, ou cupom fiscal, caso não funcione dirija-se a loja para trocar, assim se todos fizerem isso a coisa poderá mudar um dia. Um abraço e muito obrigado pelo comentário.
      Waldir CArdoso.

      Excluir
  4. Fiz o primeiro esquema no meu 148GTL, ficou uma blz, 15w AM picos de 25W em SSB.
    Valeu mesmo, show de bola a dica, Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo Carlos.
      Bom que conseguiu fazer e ficou bom mesmo, é isso ai, muito obrigado pelo comentário.
      Abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  5. Waldir tem que fazer alguma mdificaçao no tanque final como capacitores ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo José Laércio.
      desculpa amigo se não respondi seu comentário, é que ás vezes acontecem imprevistos do corre corre. Mas vamos lá, olha não precisa colocar nenhum capacitor, a mudança no tanque é como esta no esquema aqui, em relação ao esquema original do rádio.
      Um abraço, e desculpa mesmo amigo.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  6. Amigo Waldir, teria um esquema do tanque final mosfetado? tenho um 148GTL placa uniden 912 que comeram os transistores, capacitores, resistores.. só sobrou as bobinas (as contas de ferrite desapareceram também) do tanque final. Tem RX normal, e eu queria refazer o tanque já com os MOSFETS... outra pergunta já experimentou usar IRF540 no lugar do 520? 73!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok meu amigo não escreveu seu nome, mais tudo bem. Bem este esquema substitui com êxito é simples veja também em: http://www.cbtricks.com/miscellaneous/fet_papers/ekl/graphics/erf2030_148gtl_mod.pdf em: http://www.cbtricks.com/radios/cobra/148gtl_dx_plus/graphics/cobra_148fgtl_dx%2B_fet.pdf em algumas dicas de rádios em:http://www.dtbradio.com/tips.html Vejam que em todos esquemas é usado o IRF 520 eu nunca substituir em equipamento nenhum, é só fazer testes com o 540 ou outros que oscile acima dos 30Mhz.
      É amigo fizeram uma limpa no equipamento que desastre.
      Um abraço e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  7. Sempre muito bom e didático seus esquemas. Tem como passar o nome do software que usa para desenhar os esquemas? Tks 73 PU2TIB.

    ResponderExcluir
  8. Ok amigo Heitor Neto PU TIB.
    Olha eu não respondi logo por falta de internet há quase uma semana sem. Vamos lá, o programa é circuit maker 2000, você poderá baixar no 4 shared, ele é muito fácil, não é completo mais com criatividade dá para desenhar todos os componentes, você vai baixar aqui:http://www.4shared.com/zip/tLtgzozx/circuit_maker_2000_pro__crack_.html?locale=pt-BR Existem outros lá no 4 shared. Um abraço e muito obrigado.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  9. Tenho um Realistic TRC448 que usa o 2sc2020 na saída, porém o mesmo queimou e agora estou com muita dificuldade em achar, o amigo teria um esquema para colocar um mosfet no lugar dele, 73!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andre Vilhena.
      Olha rapaz você poderá substituir por outros como 2SC 1816, 2SC 2029, 2SC 2043, ou ainda se for do mesmo lado os terminais Base, Emissor, os 2SC 1306 ou 2SC 2166, 2SC 1974, 2SC 2075, entre outros de potencia entre 12 a 10W RF, porem se você não achar poderá seguir o esquema acima e fazer a mesma modificação no seu rádio com o IRF 520, cuidado com os lados dos terminais, eu não tenho esquema para esse rádio, fico devendo.
      Um abraço e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  10. bom dia preciso do esquema de um vr 87 de deixa a saida orinal 2166 e por so uma mosfet irf 520 no lugal da c 1969 deixando so uma 2166 e uma irf 520

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago.
      Olha não entendi o rádio é original com PA a MOSFET ou transistor. Bem de qualquer maneira o melhor lugar onde você poderá encontrar como colocar um PA MOSFET é na página da cbtricks http://www.cbtricks.com/miscellaneous/fet_papers/mosfet_experiment.htm ou http://www.cbtricks.com/miscellaneous/fet_papers/ e a página onde você encontra esquemas de vários modelos de rádio que poderá ser idêntico ao seu. http://www.cbtricks.com/ .
      Bem meu amigo eu não tenho o esquema que procura, mas espero que encontre em algumas destas páginas. Um abraço, e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir