BLOG LOCAL: ALAGOINHAS, BAHIA BRASIL.

domingo, 2 de novembro de 2014

Esquema pré Expander 500, EX 500

O esquema deste Microfone amplificado da "TURNER MICROPHONES" foi enviado pelo amigo e seguidor do nosso blog, Sr. PU2 OSD  Daniel Lopes, cidade São José dos Campos, São Paulo. O Daniel relata que este equipamento fez muito sucesso na década de 1980, que um colega que tinha uma estação Tubaronica que modulava com este equipamento associado a um 148 GTL e um amplificador de RF MAC L 500, e uma fonte da Keletron de 35 Amperes, a modulação era de deixar qualquer um com inveja do áudio, que esse Microfone EX 500 transmitia, vejam o relato que o Daniel escreve sobre o equipamento EX 500."O desempenho de áudio  desse microfone e fantástico  só ouvindo no “AR”para poder entender e explicar, se alguém se aventurar a montar ele (logico substituindo os transistores originais que são muito antigos  e que seguramente não se encontram mais a venda ) não vai se arrepender. Ele pode ser de um circuito um tanto complexo mas como não existe um bom  almoço sem pagamento.Com a palavra os PX e PY da época, aqui na minha cidade na década de 1980, não se tinha nem tantos PX, PY imagina um microfone desses de fabricação Americana de Nebraska,
Claro amigo Daniel hoje temos transistores e JFETs, muito melhores com maior tecnologia e baixo ruido, como de costume eu desenhei alguns esquemas simplificando e adicionando um microfone de eletreto que deverão ser experimentados como testes, vejamos como ficou.
São dois esquemas originais.
Esquema original acrescentar R1 para Mic.Eletreto.
Aqui já simples modificado.
 
Esquema do original.
Aqui com Transformador, opção de Mic.Eletreto.
Abaixo uma sugestão do amigo Daniel para adaptar Mic. Eletreto, retirando o transformador elevador de impedância e substituindo por um potenciômetro ou trimpot, regulando o nível de ganho para possíveis saturação no áudio.
Aqui adaptação Eletreto, e sem JFETs, 
ATENÇÃO: aos que quiserem montar os esquemas modificados, vale lembrar que é bom o montador fazer testes pois o microfone de eletreto já é muito sensível e expansivo, seu áudio é mais agudo que o Mic. Dinâmico, vale lembrar que o eletreto tem que ser bem fixado para fora da caixa ou PTT, para ele não ficar com som de caixa de sapato, ou como se você estivesse falando dentro de uma lata, muitos já fizeram montagens de pré com eletreto e coloca o eletreto solto dentro do PTT, no local do dinâmico, o som sai muito ruim. Uma dica simples, melhor é tapa com um pedaço de plastico toda circunferencia onde estava o Mic. Dinâmico, no centro faz um furo de 4mm, e cole o Mic. eletreto centralizado no furo, fazendo assim sua voz entrar só através daquele furinho no Mic. eletreto. Bem pessoal no último esquema eu substituir os JFETs por transistores comuns, talvez alguns resistores poderão ser alterados seu valor. Bem fica ai uma boa ideia de um bom Microfone EX 500 que sem dúvida deve ser muito bom, vou aguardar os comentários de quem montou e testou, Muito obrigado ao amigo Daniel Lopes, que enviou e deu essa valiosa obra de arte da década de 1980 a todos que visitam o nosso blog. Muito obrigado. 

2 comentários:

  1. boa noite amigo sera que pode me enviar este esquema por e-mail comprei um microfone deste e falta ligar o conector se poder me enviar agradeço claudio48nego@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudio.
      Bem a ligação da chave está em inglês, não sei se vai servir para o que você quer, os esquemas estão em tamanho natural, já enviei ao seu e-mail. Muito obrigado pelo comentário. Um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir