BLOG LOCAL: ALAGOINHAS, BAHIA BRASIL.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Receptor Super Regenerativo FM VHF

Este receptor foi publicado na revista Rádio e Eletrônica, no início da década de 80, eu estava começando a descobrir o mundo da eletrônica, tinha 15 anos, eu comprei o KIT que era vendido pela própria revista, até hoje tenho a nota fiscal. Eu montei o KIT a placa vinha na capa da revista, eu era maluco por rádio de Ondas Medias regenerativo, montei alguns mais a bobina de antena com ferrite nunca acertava para captar a faixa toda, quando eu recebi o KIT do Receptor regenerativo FM VHF, fiquei ainda mais eufórico para vê-lo funcionando, mais como eu era iniciante não sabia ainda sobre os valores dos capacitores de cerâmica, depois que montei não conseguia captar nada, o amplificador de áudio estava bom, mais a parte de RF não funcionou, de tanto eu futucar e tentar descobrir que eu colocando um fio da antena para a base do transistor captava ás emissoras de FM comerciais, mais não dava para ouvir quase nada, só se colocasse o ouvido no auto falante, e se eu tentasse aumentar o volume não captava nada mais, mesmo assim eu dormia toda noite com o auto falante no travesseiro e muito feliz, eu acho que errei em algum componente trocando seus valores, mais o tempo passou eu desistir de receptores regenerativos.
A ideia desta publicação foi enviada por um colega seguidor do blog, José Airton que também tem um blog sobre algumas montagens de receptores regenerativos, com vídeo em http://receptordevhf.blogspot.com.br/ visitem o blog e assista ao vídeo, baixe a apostila que é super interessante para os que estão começando na eletrônica é querem montar, é muito bom fazer este tipo de receptor, por ser simples e fácil, com isso o montador vai adquirindo experiência em RF, e começando a subir a escada do aprendizado.
Sobre o Circuito: O circuito é composto por um transistor de RF T1, BF 494 ou BF199 ou similar que trabalha como receptor oscilando na freqüência de recepção, fazendo um papel de transmissor também, se você ligar ele perto de um receptor de FM e girar o dial ou se você girar o trimmer vai notar que o receptor de FM para fica mudo, se você com o dedo bater de leve em cima de qualquer componente vai ouvir o som, é como se fosse um transmissor de FM sem microfone, a regeneração é feita pelo trimpot R3 47k o áudio é retirado do XRF através do resistor R4 3k3, e o capacitor C6 de 22n, formando um filtro. Pode-se melhorar deslocando-se a saída de antena do emissor de T1, através de um capacitor de 10pf a 27pf experimentados com êxito. Na WEB existe vários receptores regenerativo deste tipo, alguns melhor elaborado com transistor MOSFET, estes receptores é usado em alguns Walkie Talkie simples de um só canal, por ter uma larga banda passante de recepção para isso não precisa de cristal em recepção, mais o ruim é que este tipo de receptor capta todo tipo de interferências, e estações sobre modulando outras, quando o sinal recebido é fraco ele é ótimo, mais quando o sinal recebido é forte, tem que ter muita paciência para sintonizar certo. Este tipo de receptor  Super Regenerativo foi comercializado nas décadas de 30, 40, depois foi começando a sair o Super Heteródino, deixando o simples regenerativo para traz.
 Foto da capa da revista, este foi o que montei.
A revista já está velha mais dá para ler.
Leiam e observe o esquema.
Vejam o jampe que fiz para captar da antena para base do TR1
Desse jeito a saída de antena fica voando está errado.
Aqui a lista de peças e final.
Este é o esquema original.
Aqui modifiquei a antena, e substitutos para transistores.
Aqui o mesmo circuito de RF com CI LM 386 amplificando áudio.
Bem amigos esperem que gostem, deste pequeno Receptor Super Regenerativo, para escutar a faixa de VHF FM e aeronaves, bombeiro, serviços públicos, alguns canais alto de TV, e modificando a bobina aumentando ás espiras e aumentando o valor o capacitor de realimentação que é de emissor e coletor de T1, pode-se baixar a frequência para 6 metros ou 50 Mhz, e até 10 e 11 metros onde ouvirá Radioamador e PX.
Muito obrigado Sr. José Airton pela ideia, o nosso blog é feito por todos que quiserem contribuir.

6 comentários:

  1. estou montando esse esquema aqui em casa, se funcionar eu te falo, te mandarei fotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem amigo Leonidas, sucesso na montagem, aguardo fotos. Desculpa não responder logo estava sem internet.
      Abraço, e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  2. Vou montar se funcionar mando fotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu publico ás fotos para incentivar os iniciantes em receptores VHF.
      Um abraço Alexsandro e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  3. por eu já fiz um desse ai,da pra escutar mesmo o trafego aereo e tudo mais...acho que vou fazer novamente este circuito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo Johnny.
      Monte mesmo e manda dizer como saiu o projeto, é uma boa diversão.
      Um abraço, muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir