terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Canal de FI Dupla Conversão FM para Handy Talkie.

                                                       Todos os diodos são 1N 4148.
Atualizado 05-01-15, faltou a ligação de +B bobina 455Khz. 
Canal de FI em FM, de dupla conversão, usados em rádios VHF antigos, esse eu desenhei da Telepatch, de um Handy Talkie FM em 170 Mhz, para quem quer montar um HT, em FM para 144 Mhz, esse canal de FI já tem squelch, a chave de TX RX, e com apenas dois circuitos integrados, só falta em RX o oscilador local, etapa amplificadora de antena, e misturador. Em TX montar o transmissor a cristal na frequência, e potência desejada, é muito fácil achar na net. procure no Google imagens. Bem está ai espero que gostem eu montei um HT em VHF  dentro de um fone de telefone sem fio e ficou bem. Depois eu publico. Já publique. http://projetosetransceptores.blogspot.com.br/2013/12/ptt-link-ou-sem-fio-para-148-gtl.html. Está no começo das fotos, de 1 a 4.

domingo, 6 de janeiro de 2013

VFO ou OFV de 80 para 40 metros saída.

Olá a todos, vocês que são interessados em montagens de VFO, VXO ou VCO, coisa simples sem PLL, DDS, FLL ou outros apetrechos caros e complicados, eu publiquei um VFO juntamente com VXO em resultado que você quiser de frequência, e ainda tem uma boa estabilidade, e variação muito mais que a do VXO a cristal, assim fica fácil ter um bom oscilador naquela frequência como se fosse um com cristal, vejam.
Olha só achei um VFO idêntico a esse na página do amigo Luis PY2HA          
Aqui  Xerox do OFV original.
         Xerox da placa segundo o autor do projeto.         
Esquema desenhado por mim, e melhor elaborado.
Este projeto e de autoria do Sr. Juvenal Silva Neto, publicado em EP-415 de abril de 1980. Ainda  não montei este OFV, segundo o autor o OFV aqui em Xerox, tem uma ótima estabilidade com apenas 4 transistores e de fácil construção, eu dei um toque para melhora-lo, como de meu costume. Sobre o Circuito: O oscilador Clapp ou Colpitts TR1, é a alma do projeto junto com L1,C1,C2,C3 e C11 determina o valor da frequência de ressonância do projeto, por isso os capacitores C1 a C3 devem ser styroflex 5%, de mica prateada, ou cerâmica NP0. O esquema que desenhei é o mesmo porem a entrada de alimentação agora com dois ferritas e um diodo, está melhor estabilizada e capacitores, na ligação de L1 para C1 coloquei mais um capacitor, quanto mais capacitores melhor estabilidade, pretendo montar este projeto pois eu ha muito tempo procuro um VFO ou OFV, com estabilidade igual ao cristal de quartzo, o que é muito difícil, tenho estudado muitos osciladores diversos, até mesmo em rádios transceptores a cristal, os osciladores se desloca de frequência, para que se perceba de ouvido terá de estar em SSB, e ter um ouvido sensível a som grave e agudo, ou se deixar o frequencímetro ligado por mais de uma hora sem mexer no equipamento, em AM, FM, ou OC, é um pouco difícil observar, mais pode-se perceber sintonizando o receptor em uma determinada emissora de FM, ou OC, e deixe o rádio ligado por 4 a 6 horas, não mexa na sintonia, desligue, e no outro dia ligue não mexa na sintonia deixe e vai perceber que aconteceu algo na sintonia. Se alguém já montou um oscilador com estabilidade 90%, por favor mande-me um comentário ou se quiser posso desenhar e publica-lo aqui no blog. espero que gostem é se alguém montar esse projeto, mande um comentário se realmente é bom e tem estabilidade. Muito obrigado