quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Handy SSB 50 Mhz 10mW JF10ZL Japonês

Vocês, que curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem às propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês muito agradecido.
Como eu havia prometido dia 22 de julho 2012, desenhar outro handy SSB da página do amigo japonês JF10ZL ele é sem dúvida um gênio da eletrônica, e em transceptores SSB , vale a pena visitar sua página por favor use o Microsoft Edge ou Google Chrome, que já traduz para português. Bem aqui está a página do esquema original, o autor relata que tem uma potencia de ordem de 10 a 20mW de RF, e que poderia fazer QSO a quase 10Km  distância, o que é inacreditável, impressionante, pois com uma potencia desta aqui no Brasil, na minha região nordeste não chega nem a esquina com 50 metros. É o solo Japonês deve ser muito bom mesmo para comunicação, eu já comentei sobre este assunto neste blog na postagem Walkie Talkie 50 Mhz, quando o autor fez QSO em uma distância de 25Km com um pequeno Walkie Talkie regenerativo AM, aqui no Rio de Janeiro, sudeste do Brasil, vale a pena ler. Voltamos para o nosso projeto Handy SSB 50 Mhz, realmente é um projeto simples econômico e pequeno, muito bem elaborado pelo autor. Dentro de sua simplicidade, deixa a desejar pela sua potencia de saída RF, volume, squelch, etc. Por isso fiz algumas modificações mantendo quase que todo o esquema original. o montador poderá substituir alguns componentes como transistores por 2N 2219, 2N 3866, tentar colocar ele para a frequência  de 144 Mhz, que será melhor e a antena é pequena em torno de 50 cm. Bom é fazer dois deles e testar até onde eles vão distantes. Bem está ai um projeto bem elaborado com seus limites, dentro do simples esquema que não é difícil ao montador que está começando em suas montagens de transceptores, visitem a página do autor que lá ensina como fazer bobinas e demais explicação tem outros transceptores que vocês poderão copiar e ver ás bobinas para 144 Mhz, espero que gostem deste maravilhoso projeto do amigo  Japonês  JF10ZL..                                                       
 Esquema inicial. JF10ZL.  
  Esquema original desenhado por mim.
Esquema substituindo os transistores e alguns componentes. Antena pode ser de um velho telefone sem fio de 49 Mhz bobinada de 20 cm, se for um quarto de onda melhor você fala mais longe, fica em torno de 1,5 metros.
Esquema já modificado com baterias e maior potencia RF. Aqui abaixo está o esquema com alguns componentes semicondutores já substituído para nossos conhecidos aqui no Brasil. o amplificador de áudio agora com volume, microfone de eletreto, e CI LM 386, com baterias de LITHIUM, muito melhor e ótima corrente para nosso Handy durar mais em QSO. Vejam que no RF. amplificador, que trabalha como amplificador de antena RX pré seletor, e em TX como pré de RF e PA saída de RF, o transistor 2SC 2757, foi substituido por 2SC 1815 ou 2N 2222 de metal, o montador poderá colocar em paralelo,elevando pouco mais a sua potencia de saída RF em alguns mW, 
Esquema com fonte de 12 volts pode chegar a  0,5 W RF. Aqui neste esquema já não é um Handy, e sim um rádio base que melhor opera-lo com antena externa direcional, vejam que a tensão de alimentação é 12 volts, o que nos dá a possibilidade de ter maior potencia de RF, observe que o esquema foi substituído em sua parte de áudio com um CI 386 com volume chave ON OFF RX, faltando o silencioso SQUELCH, o microfone agora é um sensível eletreto, todos os circuitos foram modificados para a tensão de 12 volts, e os transistores foram adicionados em paralelos para ter maior potencia, com transistores simples. Os componentes com (*) poderá ter alterações dependera circuito e do montador. Atualizado 22/10/13, o resistor de 56k  ligado na base do BC549 do pré áudio, é ligado para negativo, já corrigido.
Diagrama do circuito simplificado nas duas versões. Pequeno diagrama para que o montador possa entender o processo em TRX.
Fotos fazer JF10ZL originais.
Foto protótipo com antena emborrachada bobinada.

2 comentários:

  1. Olá Waldir.

    Esses esquemas de transceptores do JF1OZL são muito bons!
    Tenho notado que ele usa uns transformadores FCZ50, FCZ30.....etc,
    não encontrei na internet literatura de como eles são construídos, pelas fotos são parecidos com bobinas de frequência intermediária.
    Você teria alguma ideia da relação de espiras entre primário e secundário?

    73.

    Hisrael PX2Y4081/PU2OHI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Hisrael.
      Sim o amigo japonês faz projetos muito bons, são simples e bem explicado. enquanto ás bobinas e indutores ele explica lá na página dele como confeccionar, mais você pode inovar, em algumas bobinas toroidais eu costumo usar aqueles ferrites de lampadas eletrônica de 20 a 25W, são pequenos é para alguns circuitos de RF é muito bom, mais veja na página do amigo que você terá mais explicação. http://www.intio.or.jp/jf10zl/fb801.htm http://www.intio.or.jp/jf10zl/troid.htm Muito obrigado pelo comentário, um abraço.
      Waldir.








      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.