BLOG LOCAL: ALAGOINHAS, BAHIA BRASIL.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Transistores originais e falsos.

Um assunto que deixa técnicos hobbystas e montadores em eletrônica revoltados, a falsificação de componentes eletrônicos. Um prática que cresce a cada dia mais,  hoje para comprar componentes o técnico tem que observar bem o componente geralmente eles tem letras, números, e símbolos mau desenhados, ás partes de metal geralmente é mais frágil e fino ou de baixa qualidade. O preço geralmente é mais barato em até 70% menos do original, desconfie. Temos que ter muito cuidado ao comprar qualquer tipo de componentes, como em tudo que nos consumidores compramos, exija a nota fiscal de venda ao consumidor, cuidado algumas lojas dá nota de orçamento em lugar da nota fiscal. assim você poderá devolver o componente falso na loja em que comprou,  temos que fazer isso quando somos lesados, exerça seu direito, não fique no prejuízo, pois ás lojas sabem os distribuidores que fornecem componentes falsificados. A melhor maneira a combater esses desonestos vendedores, é não comprar ainda que seja com preço 40% a 70% menos do original. Tudo está sendo falsificado, desde CIS de todos os tipos, transistores de todos os tipos, pequenos, grandes,  fets, e muito mais.  Esse assunto não é abordado por nenhuma autoridade brasileira, a quem interessa que os donos de lojas vendam componentes falsificados, será a arrecadação de impostos, será que e pago imposto?  e se e componentes importados não é arrecadado imposto? então o porque que ás autoridades fecham os olhos para esse absurdo que acontece em nossos comércios em todo pais. Essa pratica já vem sendo realizada há mais de 10 anos atras, antes era em componentes de TV,  por ter grande rotatividade,  ou seja muito vendido devido ás milhões de TVS que tem em nosso grande Brasil, e em todo o mundo. Há mais de 20 anos que eu ouvia técnicos de TVS reclamando de componentes falsos. Está aí minha indignação sobre esse assunto pois fui lesado e tive um grande prejuízo ha anos atras com a compra de 10 unidades de transistores 2SC 1306, com preço razoável, e todos falsos. está na foto pois não joguei fora nenhum. assim como os 2SC 2075,  e outros.
                                                     TRANSISTORES FALSOS DE RF.                                                         
Alguns transistores usados no cobra 148 GTL, e em outros transceptores, transistores de RF, esses são originais.
TRANSISTORES ORIGINAIS ALGUNS NOVOS.
TRANSISTORES IMPORTADOS DE RF VHF ORIGINAIS.
Vejam, achei mais  na página do amigo Luciano PY 2BBS sobre transistores e CIS falsificados, vale a pena visitar.    http://www.py2bbs.qsl.br/transistores-falsos.php    Vamos todos contra a falsificação de componentes eletrônico, você que tem blog ou site, compartilhe divulgue para alertar a todos sobre essa vergonha que está acontecendo há muito tempo. Não compre componentes falsificados, o prejuizo será todo seu.

Pessoal achei uma página da Indonésia no blog Jopie CB em agosto de 2010 sobre este transistor 2SC 1969, http://jopie-rogger.blogspot.com.br/2010/08/perbedaan-2sc-1969-fakepalsu-dengan-2sc.html o blog dele é relacionado a transceptores CB e manutenção, muito bom, vale a pena visitar seu blog, parabéns amigo pela contribuição a nosso hobby Radioamadorístico. 
Atualização acima em 11-12-2016.
Mais uma página sobre falsificações, indicado por F4HTQ no Fóruns HAM em 02 de Novembro de 2015. Vale a pena ler com cuidado todos os comentários das duas páginas em:https://www.radioamateur.org/forums/index.php?/topic/33437-alerte-contrefa%C3%A7on-composants-et-autres/ 
Muito obrigado. Waldir Cardoso.

2 comentários:

  1. É... Waldir, a coisa tá feia! Cada dia que passa, a coisa realmente piora e nos vemos com componentes falsos. Reaproveitei a imagem do seu 2SC2075 e 2SC1306 e acrescentei na pagina. E um detalhe curioso ehehe, eu tenho um multimetro igualzinho a esse seu ai. Só que estava guardado aqui por ter dado um defeito e a preguiça não me deixou consertar, mas vendo o seu, me bateu uma saudades dele e resolvi consertar eheh. Uma pergunta, você tem o manual do seu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo Luciano, temos que abrir os olhos de todos que pratica eletrônica, e compra componentes aqui no Brasil, isso e uma vergonha. Fique a vontade para copiar o que quiser do blog, ele é nosso. Gostei dá sua página sobre falsificações, e todo seus projetos muito bons. Sim meu amigo tenho o manual do meu YF 370A YU FONG. O meu já deu defeitos também mais eu consertei, e está zerado, gosto muito dele. Entre em contato por e-mail para eu enviar o manual. Um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir