quinta-feira, 2 de maio de 2013

Pré e Compressor de Microfone para Transceptores


Ultra expansível com compressor estabilizando o nível de modulação.
Melhora sensivelmente o áudio e baixo ruido, poderá usar só o pré até o volume.
 
Este é um Pré e Compressor de Microfone muito sensível, devido ao circuito pré amplificando ainda mais o som ou voz, ajuste o volume antes do CI MC1458 que é um excelente pré amplificador muito melhor do que o 741, pois o 1458, e um duplo amplificador operacional. Alguns poderá ser experimentados como RC4558, LM358, TL082. O circuito é composto de um pré BC549, amplificador CI, que tem ganho alterando R1, R2 1,5M, e C1, C2 que determinam a  frequência passante de áudio grave ou agudo,  o circuito de compressor e ganho saindo do pino 1 ao pino 6, que controla automaticamente a saída do pino 1, entregando ao pino 6 que amplifica  o áudio controlado e sem distorção entregando ao transceptor. Lembre-se de usar cabo blindado, fonte de alimentação bem filtrada, e estabilizada, se for usar a mesma do transceptor talvez aparecerá ruídos ou apitos, faça testes, o circuito poderá ser alterado, e alguns componentes poderá ser alterado para melhorar o circuito, regule o potenciômetro de 10k na entrada do CI. ele serve para cortar a sensibilidade do pré. espero que gostem, existem vários esquemas de compressor com os CIs citados acima, pesquise na net pelo número do CI, muito obrigado.
Waldir.                    

10 comentários:

  1. Gostei do blog ,tem muita coisa interessante !!

    Esse compressor pode ser modificado para aceitar fontes de sinal da saída da placa de som do pc ,sabe me dizer quais os valores dos componentes a ser modificado ?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, amigo ele pode servir para saída de áudio, eu aconselho um mais potente, veja este, http://circuitofacil.blogspot.com.br/search/label/%27Esquema%20de%20amplificador%20alimentado%20por%20%28USB%29 alimentação do próprio PC USB, ou se preferir poderá usar dois LM 386 com pré como este, http://py2ohh.w2c.com.br/trx/ararinhamontagem/1amplificadoraudio/montandoamplificadoraudio.htm será muito melhor que este do blog ok.
      Espero ter ajudado, muito obrigado pelo comentário, um abraço.
      Waldir

      Excluir
  2. esse pot. de 10k ai controla a taxa da compressão?

    ResponderExcluir
  3. Olá Felipe.
    Olha a compressão do circuito é feita nos componentes ligados no pino 1 do CI1A, e do pino 6 do CI2B, o potenciômetro de 10k serve como volume, diminuindo ou aumentando a intensidade de áudio. Abraço e muito obrigado pelo comentário.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  4. Olá. Gostei do blog. Tb moro em Alagoinhas e adoro eletrônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok conterrâneo muito obrigado pelo comentário, o blog é nosso, ao lado direito tem os meses e anos com mais esquemas e projetos, fique a vontade, um abraço.
      Waldir.

      Excluir
  5. Olá, estive analisando o diagrama para montar, mas não consegui localizar a realimentação que forma o compressor. O que tem nos transistores é realimentação negativa que melhora a qualidade do áudio. A linha que está ligada no diodo eu achei que era, está aterrada. Por outro lado o blog é especial, tem muitos projetos bons.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo.
      Bem em primeiro lugar muito obrigado pelo comentário e elogio ao blog.
      Vamos lá este projeto eu copiei a parte do CI de uma revista dos anos 80, não lembro qual, o pré com dois transistores este é conhecido, eu acrescentei no circuito, com um controle na saída do primeiro pré com potenciômetro de 10k. Na página do Miguel PY2OHH tem um semelhante a este, veja: https://www.qsl.net/py2ohh/trx/compressor/compressor.htm
      Muito obrigado pelo comentário.
      Feliz ano de 2024.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
    2. Achei um esquema semelhante em um blog de radioamador argentino, e finalmente consegui entender como esse diagrama funciona: "Os dois diodos detectam mais corrente continua quando o áudio aumenta. Fazendo com que um dos diodos vai aterrando a passagem pelo resistor de 560k, controlando automaticamente."

      Excluir
    3. Ok meu amigo que bom que conseguiu um esquema semelhante e entendeu como funciona a compressão do áudio na saída. É realmente isso ai.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.