domingo, 31 de março de 2013

Transvert 40M Para Galaxy Pluto CB

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Como eu havia prometido em 14 de julho de 2012, quando publiquei o então transverter dentro Galaxy Pluto. Esse projeto eu fiz depois de fazer os dois transverter para o 148gtl, o projeto aqui é uma mistura bem elaborada do cobra 148gtl no pré seletor RX, com 4 bobinas de recepção, e dois transistores. um oscilador de 10Mhz dobrando o sinal em 20Mhz no segundo harmônico, e um misturador com mosfet BF982 para transmissão saindo em 7Mhz, os dois copiei do CT840, ainda na parte de pré TX e PA com os dois mosfet IRF630, junto com filtro antena, copiei do búfalo SSB, e do transverter Alan TR45, os demais circuitos eu elaborei para que não ocupasse muito espaço dentro do rádio, e não usasse dois ou mais relé. ATENÇÃO: Nas fotos não está o RL1 relé coloque um relé de 12v, de 10 Amperes ou mais, cuidado com o tamanho, fixe ele bem perto do conector de antena do rádio, ás duas placas vão ser fixadas no local das fotos, bem blindada para que não haja interferências dos dois sinais de 27Mhz e 7Mhz dá distorção na modulação, na parte do frequencímetro corte o fio preto (FOTO) faça ele passar pela chave que será usada NB/ANL, isso fará desligar o "dígito" ou número 2, que é o primeiro led do frequency couter ou frequencímetro, como está no esquema, os componentes soldados em baixo das placas é para testes, serão soldados em seus devidos lugares para que não fique assim armengados e feio, mais os esquemas já estão atualizados para quem vai montar aconselho a   não fazer a ligação agora do TR51 2SB754 coloque uma chave como teste para ligar a alimentação +B 13,8V para alimentar os mosfets do PA, através do XRF6, isso evitará que você queime o seu TR51 pois um vacilo no PA os fets entra em curto e leva o seu TR51, que não é tão caro mais para mim aqui na minha cidade é muito difícil de achar, queimei um, e me deu o maior sufoco para acha-lo. Outro conselho no meu eu coloquei os IRF630 que me deu uma potência de RF em picos de 45W comparado com meu TS50, mais esquenta muito, só com esses dissipadores que está na foto não fixado no rádio, eu dava um cambio de 3 minutos ele esquentava bastante, para fazer QSO em testes eu colocava uma ventoinha ou cooler de fonte de PC para refrigerar, o montador poderá usar outros mosfets, e até alimentar só o PA  com maior tensão isso lhe dará maior potência, mais você ficará sem AM, bem ás reportagens enquanto ao sinal eram muito boas, a todos quem eu escutava ainda chegando fraco, eu solicitava e o colega me escutava, o que me deixou triste foi ás reportagens do áudio, que para alguns diziam que meu áudio era agudo ou fino, como é de caráter dos rádios desse estilo, mais eu percebi que eu estava transmitindo em uma frequência, e recebendo em outra, alguns Hz de diferença, pois quem é PX ou PY sabe que quando você sintoniza a voz do colega muito grossa ou grave, você vai transmitir com voz fina ou aguda para ele, ou seja você ouve ele grave e ele ouve você agudo, por isso eu vi que em TX a tensão caia em cima do varicap do oscilador do rádio, devido o consumo de corrente no circuito do rádio, então eu estabilizei a tensão que alimenta a sintonia o varicap, pronto melhorou, mais assim mesmo o áudio anda estava um pouco agudo, mais isso dá para corrigir no CI 4 4558, fiz uma tentativa mais parei os testes. Bem ai está este transverter me surpreendeu com sua potência e sua estacionária ficou melhor que a do TS50, ás interferências em TV ou TVI, eram mínimas melhor que a do TS50, muito bom esse filtro de antena da Alan, mais não é só o filtro antena o circuito já tem que vim rejeitando os harmônicos desde a saída do Mix de TX. Bem espero que gostem deste maravilhoso projeto. qualquer dúvidas pode ficar a vontade, não fique acanhado, pergunte mesmo, pois quem pergunta é porque quer saber. Há já ia me esquecendo, os esquemas são em duas partes para ficar melhor de visualizar, imprima ás duas, e cole bem juntinho em outra pagina de papel oficio, está em duas versões com SSB/AM e só SSB. nessa versão só SSB veja que o PA RF está alimentado direto de 13,8v +B, o que você poderá fazer testes quando tudo tiver ok, é alimentar o PA com outra fonte de tensão em torno de 20 ou 25v, e 3 Amp. isso elevará a potência em torno de 60 a 70W RF, isso depende dos mosfets usados. Espero que gostem, e quero saber sobre os testes se alguém se habilitar a fazer este projeto, e tente aperfeiçoa-lo para ficar melhor ainda, tente sei que alguém consegue, ficarei muito alegre. Waldir.
Imagens das placas dentro do rádio Galaxy Pluto, ás duas serão blindadas e fixadas nesse local.
A fiação será arrumadas  e amarradas e ás PCIs serão devidamente parafusadas em seus locais. 
Fio preto que deve ser cortado ou retirado do conector e passar pela chave NB/ANL desliga o primeiro led digito 2 do frequencímetro, assim mostrará apenas do segundo dígito em diante, ou seja 6.000 ou 7.000 Mhz. 
Aqui está o Pré seletor RX, oscilador 20Mhz, Mix de TX pré.
Será todo blindado ao redor para ser fixado na lateral do PX (CB).
Módulo de Pré TX RF, PA RF Filtro Ant, Power 13,8v, chaves transistores.
Vista PCI Baixo foi adicionado alguns capacitores em testes.
Os capacitores serão colocados nos locais de origem organizados.
Fios foram desligados para foto, os componentes baixo da placa será soldados no lugar.
Vejam os choques de RF, e transformadores de RF, bem compacto.
Aqui a Placa RX desenhada a lápis e já foi perfurada, desenho original no papel.
Aqui desenho e xerox placa desenhada e perfurada, houve algumas mudanças.
Aqui está a primeira parte do esquema, SSB AM devido a nitidez fiz em duas partes.
ATENÇÃO: O capacitor C85 e 180pf styroflex, e não 470pf como estava nos esquemas.
Aqui está a segunda parte do esquema, SSB AM imprimas e cole-as, C85=180pf ST.
Aqui é a primeira parte do esquema só com SSB, sem AM.
Segunda parte do esquema só SSB, baixe-as e cole-as bem juntinhas, C85=180pf ST.

6 comentários:

  1. amigão tenho um transceptor icom M700PRO ,mas ele só ta recebendo e não transmite, o que será

    ResponderExcluir
  2. Ok amigo
    Muito obrigado por enviar comentário no nosso blog.
    Bem fica muito difícil fazer qualquer comentário sobre esse defeito, eu não conheço seu rádio, mais uma das causas desse defeito, é o transistor de saída de RF de TX queimado, ou algum resistor da alimentação de transistor de TX está queimada. Bem se eu for escrever ás possíveis causas são inúmeras, esse defeito pode ser em qualquer parte do TX, começando do oscilador VXO, PLL, até o saída de RF PA.
    Bem sinto muito não poder ajuda-lo, mais procure um técnico com muita experiência em TRX, e procure saber sobre ele, cuidado para não entregar seu equipamento a quem não sabe consertar, um abraço e muito obrigado.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  3. Waldir bom dia meu nobre este transvert de 40 e 80 certo tem o original e tem o que vc melhorou ele eu gostei me diz vc já montou eles eu queria montar um deles mais queria sua o pinião para eu rodar aplaca no pc tá certo meu camarada fico no aguardo 73.

    ResponderExcluir
  4. Olá Amigo José Humberto.
    Olha este transverter eu montei para ser instalado dentro do Galaxy Pluto, ele é para faixa de 40 metros. se você está se se referindo ao transverter de de 11 metros para 80 e 40 metros externo publicado em 2 de junho de 2013, eu não montei, só fiz algumas alterações nas chaves e em alguns circuitos, se você montar mande-me um breve comentário como ficou e se funcionou bem. Olha o melhor que eu já montei e recomendo é esse do Galaxy Pluto, se seu rádio é um 148GTL, ainda melhor, só falta o frequencímetro, que o 148GTL não tem. tai a minha opinião espero que monte, lembre-se que você deve ter um pouco de experiencia com RF. muito obrigado pelo comentário.
    Waldir.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de uma informação preciso ficar os transistor do meu galão puto só não lembra qual lado fica o do meio e o da ponta sai eles 1969 67a e 1969 14c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcio Luiz.
      Eu não entendi sua pergunta, mas olhando a foto 1 do Galaxy os dois transistores da direita juntos são os saídas RF 2SC 1969 final, o da esquerda é o Driver 2SC 1306, ou 2166. Espero ter respondido sua pergunta.
      Muito obrigado, abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.