domingo, 23 de dezembro de 2012

Transmissor AM CB 5W

Pessoal, quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Capa da revista, imagem da net.
Transmissor 11m, 5w revista. Radioamadores e Faixa do cidadão.
Este é o desenho da placa dá época. Depois eu desmanchei o transmissor para fazer o transceptor de 50Mhz base na caixa que abrigava o de 11m, mas ainda tenho a placa.
Aqui está ele, modifiquei modulador e transmissor tem 5w RF.
Este com Mosfet não montei, vai aí como teste mais sei que funciona.
Publiquei este transmissor depois do receptor, em http://projetosetransceptores.blogspot.com.br/2012/12/receptor-px-cb-superheterodino-4fis.html para que vocês possam baixar os esquemas sem trabalho e poder assim associar os dois em um só fazendo um transceptor de PX em AM que dá para você fazer até comunicação a longa distância, dependendo da sua antena, e se o montador tiver QSJ grana, poderá comprar na Santa Efigênia em São Paulo cristais e uma chave de várias posições e fazer um mine PX, com os canais que quiser, lembre-se do PTT e da caixa. Há para quem não tem prefixo, melhor retirar seu prefixo PX na ANATEL, é fácil e rápido, você só paga por ano, ou poderá pesquisar direto na página da ANATEL.  Sobre o Projeto: eu como de costume nunca me contento com esquemas de revistas, sempre quero mexer ou acrescentar algo, colocar mais tecnologia, nesse não foi diferente, o autor descreve que esse  transmissor tem 5w RF, eu então acrescentei mais um estágio pré de RF, e coloquei os transistores potentes, para ter ideia só com o oscilador ligado, pois eu desligava S2 para sintonizar o receptorzinho no canal 14, e um dia o meu amigo Veridiano que mora a cerca de 2km de distância me ouviu e eu conseguia falar com ele só com o oscilador ligado em +b, não sei como a modulação passava pois eu coloquei a chave S2 na linha de alimentação + desligando os outros estágios de potência,  minha antena era uma direcional de 4 elementos Yagi fabricada por mim e ROE 1,1 em 27Mhz, o modulador tem potência suficiente para dá uma boa modulação em torno de 100% e uma potencia de AF de 3,5W com TDA 2002, melhor usar o TDA 2003 tem mais potência. o áudio não fica muito expansivo apesar de ser um eletreto como microfone, se quiser coloque mais um transistor amplificando o eletreto, esse mesmo modulador servirá no receptor caso queira montar juntos. Bem está aí eu fiz muitos DXs com este transmissor quando eu fiquei sem PX, eu quebrava o galho e quase minguem sabia que eu estava modulando com um transmissor caseiro, eu dizia que era um walkie talkie que eu liguei na antena do PX, alguns diziam que eu estava modulando com um Cobra 148GTL devido a boa modulação, quem gosta de AM aí está, espero que gostem. 
Muito Obrigado.

8 comentários:

  1. Olá Waldir.

    Estou olhando o esquema do Transmissor AM CB 5W que vc postou e gostaria de saber o valor das duas bobinas que estão ligadas em série com o secundário de T1(transformador de modulação).
    Seu blog é muito bom! Parabéns!

    Hisrael PX2Y4081/PU2OHI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo Hisrael.
      Que bom meu amigo que você é PX, PU, olha na verdade são dois reatores de RF ou choque de RF, chamado também de XRF, na primeira foto você pode ver o autor colocou eles de 15 micro henry, eu fiz esse transmissor e eu fiz o que alimenta o saída SC1306, com um ferrite redondo pequeno, tipo de antena de rádios portáteis, enrolei cerca de 30 a 35 espiras fio 30 AWG em cima do ferrite eu cortei o ferrite no meio. o outro eu fiz com um resistor de 100K de 1W, enrolei mesmo fio, com 20 a 25 espiras, depois passei por cima fita crepe branca para segurar ás espiras. Olha meu amigo, esses choques não são muito críticos, você pode fazer eles menores, o bom é enrolar o fio em um ferrite do tipo macarrão com furo no centro, encontrados em TV antigas, tem muito em TV, faça o seguinte: cubra o ferrite com fita crepe, para ter maior aderência ao fio e não escorregue, agora passe o fio por dentro do furinho, deixando uma ponta, depois comece a enrolar do outro lado da ponta em cima do ferrite, enrole bem apertado e juntinho, dependendo do tamanho do ferrite você pode enrolar de 20 a 30 espiras pode ser por cima das outras seguindo certinho, depois cole com silicone, para da acabamento. Bem outros também poderão ser usados com exito, mesmo os de TV aqueles que ficam em pé redondinho, você tem que ter cuidado para ele não ser com fio muito fino, pois a corrente que circula para o coletor dos transistores é alta, isso pode fazer o choque abrir. Espero ter ajudado muito obrigado pelo comentário, um abraço.
      Waldir PX 6A 6075

      Excluir
  2. Boa noite Waldir,sobre o projeto daquele tx 27mhz da revista eletronica total que havia comentado com vc eu consegui terminar ele,fiz algumas modificaçoes e ficou muito bom.
    Sobre o receptor eu usei o meu para 40m modificado para 10m com o CI tda1072,fiz contatos locais e os colegas elogiaram o audio do mesmo,o proximo desafio é montar um transceptor de 40 canais.
    Valeu pelas dicas
    Um abraço.
    Da uma olhada no video teste.

    http://www.youtube.com/watch?v=9HtLX9qnPBs&feature=c4-overview&list=UUULohdrv8oTwosfFaSs7zRg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, amigo Wagner.
      Muito bom assistir ao vídeo, já tinha visto lá no grupo QRP-BR, o CI tda 1072 é muito bom para RX de AM, enquanto ao TRX 40 canais, só com PLL, só pesquisando um esquema simples para não ficar difícil para montar. Um abraço e muito obrigado amigo.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  3. muy interesante, saludos desde Perú mi pregunta es si puedo utilizar como transmisor de radio am comunitaria el de 7 watts, gracias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola amigo de Perú, no sé qué transistor quieres reemplazar, pero si tiene 7W y su frecuencia de corte supera los 27 Mhz, puede. sin embargo, siga el esquema original de la revista 1. el blog tiene otro RTX en AM como Walkie Talkie 27 Mhz muy bueno. Siga los enlaces.
      https://projetosetransceptores.blogspot.com/2018/03/transceptor-am-27-mhz-projeto-vfo-rtx.html
      https://projetosetransceptores.blogspot.com/2019/06/transceptor-transistorizado-27-mhz-am-4w.html
      https://projetosetransceptores.blogspot.com/2019/07/transceptor-portatil-walkie-talkie.html
      Un abrazo y muchas gracias por el comentario.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
    2. Muchas Gracias por el gran aporte Waldir Santos, saludos desde Perú

      Excluir
    3. Está bien mi hermano Walas de Perú. Mucha salud para ti y toda tu familia.
      Que nuestro Dios de Israel los bendiga.
      Muchas gracias.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.