BLOG LOCAL: ALAGOINHAS, BAHIA BRASIL.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Receptor PX CB Superheteródino 4Fis Atualizado

Desenho Placa do Receptor PX, montado em uma caixinha de rádio AM/FM Portátil. O Protótipo que eu fiz muitos DXS e QSOS, eu não achei em minhas sucatas, por isso a  demora de publica-los.
FOTOS ATUALIZADAS EM 30/07/2013, PROTÓTIPO PORTÁTIL SIMPLES CB.
Aqui tem o esquema do transmissor.
Um receptor semelhante muito bem trabalhado montado pelo Sr. Aloysio em:
Achei o sumido, era com esse receptorzinho fabricado por mim ainda engatinhando na eletrônica que eu escultava a faixa de 11 metros ou CB cite band, e transmitia com o TX já publicado aqui, só com um cristal de 27.125 Mhz, canal 14, isso foi no ano de 1992, quando vendi meu rádio e fiquei louco para falar, fiz muitos DX com ele.
Vejam esta blindagem na bobina de núcleo amarelo envolve todo oscilador local, blindei por cima e por baixo, mais mesmo assim o oscilador se desloca de frequência em alguns minutos ligado.
Vejam a parte de AM do variável está aterrado junto com ás bobinas e blindagem oscilador.
.
Veja como é meio artesanal foi a primeira montagem complicada e difícil, pois eu era meu próprio professor, e já era ousado pois projetei mais uma FI alem do esquema original da motorádio. está velho mais ainda funciona perfeitamente.
Aqui o desenho 06-02-1992 placa do receptorzinho, eu aprendi sozinho, até hoje faço assim.

Esquema atualizado e com chave: local distante. de RX.
Este Esquema é o mesmo, só acrescentei  o squelch, não o montei 
Devido ao grande número de acessos, resolvi desenhar o esquema desse receptorzinho já publicado em 03 de agosto de 2012, como Receptor de PX Super Heteródino. Resolvi atualizar em relação ao já publicado, o segundo esquema desenhei um squelch, silenciador de áudio, retirei no blog Antena Zero, ao mesmo quero agradecer e parabenizar pelo blog. Eu não fiz a montagem com squelch, melhor montar como teste, vejam que nesses esquemas e nos de transceptores de 50Mhz  e Walkie Talkie 50Mhz, já publicado aqui no blog, tem esse mesmo circuito de antena misturador, e oscilador mudando apenas os capacitores ligados em bobinas e ás mesmas. Em uma antena Yage de 4 elementos que eu fiz, esse receptorzinho copiava tudo que o PX profissional, eu fiz muitos DX no canal 14 pois o transmissor só tinha o cristal de 27.125Mhz que era do velho Walkie Talkie Roadstar, já publicado aqui em 14 de Agosto de 2012. E com pilha 6V, e sua antena pequena de aproximadamente 50cm eu corujava todos da cite, e outras regiões, quase todas ás noites eu saia com ele, Bem o receptor tem boa sensibilidade, e seletividade devido ás 4 Fis, mais se o montador quiser estreitar mais a faixa de recepção poderá adicionar um filtro de 455Khz  no secundário da  primeira FI, como esta no esquema do Transceptor 50Mhz AM Base, publicado em 30 de Novembro de 2012,http://projetosetransceptores.blogspot.com.br/2012/11/esquemas-continuacao-walkie-talkie.html mais o oscilador terá de ser bem blindado, e com capacitores styroflex para que não fique saindo de frequência quando você estiver corujando ou modulando. Bem está ai muito obrigado, espero que gostem vale a pena montar, e depois eu vou publicar o transmissor de 11 metros, podendo o montador fazer um transceptor de 11 metros, eu fiz separados na época, pois não tinha ideia de fazer o transmissor, e já tinha feito o receptor, está ai espero que gostem e pode fazer perguntas se tiverem dúvidas em quaisquer esquemas publicado.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e pelas montagens! Em 1980 eu montei um BFO para corujar os 11 metros em um gravador japonês JVC, que tinha um receptor que ia até 27 MHz! Bons tempos aqueles. Quem tinha um Cobra 148 GTL era o "ricaço" da faixa. A maioria tinha Lafayette, Motorádio e outros mais simples. 73 do Ademir PT9IA/PX9D-1200

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo Ademir, muito obrigado pela visita é um prazer, que bom que você curtiu os anos 80, eu sou de 1967, comprei meu primeiro PX em dezembro de 1982 um Motorádio FAM21, antes eu já corujava o pessoal da cite com um rádio de 6 faixas motorádio, e fiquei maluco por comunicação a distancia via éter. Em alguns textos do meu blog eu relato um pouco de minha história. Fique a vontade para baixar os esquemas sei que você deve ser um grande montador, afinal de contas começou a montar primeiro que eu, faça um blog de eletrônica para compartilhar seus inventos ok. Muito obrigado, feliz natal e boas festas, um abraço Waldir.

      Excluir