BLOG LOCAL: ALAGOINHAS, BAHIA BRASIL.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Esquema Original Cobra 148GTL ano 89

      O modulo VCO esquema atualizado em 24 de agosto de 2015, em:
     
Abaixo esquema do cobra 148 GTL DX com PLL MB 8719.
Este esquema é original foi do meu primeiro Cobra 148 GTL que comprei novo no ano de 1989, o próprio veio assim inlegível  principalmente na parte do PLL, mais dá para ver, consertei muitos cobra com esse esquema, na pagina http://www.cbtricks.com/radios/cobra/148gtl/index.htm tem um esquema muito melhor e até tem o esquema do CI UHIC 007 Modulo VCO na parte de baixo, fantástico, embora tenha um pequenos erros, emissor de TR1 é ligado a C7, C7 só é ligado em TR1. Mais esquema de um módulo veja aqui no blog:http://projetosetransceptores.blogspot.com.br/2013/07/esquemas-uhic-007-ou-070-cobra-148-gtl.html.Quantos rádios viraram sucatas nas oficinas por causa desse CI, agora dá para fazer este circuito em uma pequena plaquinha, e substituir o CI, tem tensões e ainda Frequências, sugestão para modificar voice lock TX,RX ou se preferir quebrar o queixo, e ainda aumentar o áudio em R124 e R126 e ainda adicionar um no coletor de TR26 de 1k, eu não faço isso pois o rádio esquenta muito, aumenta muito o áudio, não aconselho que façam, mais se quiser, mãos a obra,  Está ai poderá haver algumas pequenas diferenças nesse novo esquema mais dá no mesmo.

6 comentários:

  1. Olá amigo, onde vejo esquema do ci UHIC 007 MODULO VCO.
    tem algum estranho meu equipamento tem queimado varios modulo, que pode ser.
    Obg!
    Aurelio Moreira PX7G3801 e PU7MJM
    moreira46@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Amigo Moreira.
    Muito obrigado por ter visitado o blog. Bem a página está no comentário que faço abaixo do esquema, click quando abrir a página da cbtricks, click em esquema pdf, pronto salve o esquema na pasta de download ou outro local, abra e amplie em 300% vá na parte de baixo do esquema perto de NOTE: lá está o esquema do UHIC, o mais difícil vai ser o diodo varicap, mais poderá usar outro como teste como BB119 ou outros. Olha Moreira fica difícil diagnosticar o que está acontecendo no seu rádio só com essa informação, e sem ver o rádio, bem a principio verifique se o CI MB 3756 está bom, estando bom com 8volts em RX e TX, veja se essa tensão de 8v está entrando no pino 8, verifique o resistor R105 é de 100R veja se está bom. se estiver, siga o esquema que você vai baixar, acima do CI tem suas tensões. ok. Muito obrigado, pelo comentário, e espero ter ajudado. abraço Waldir

    ResponderExcluir
  3. Waldir! teria algum circuito alternativo ao MB8719? tá muito caro na praça... um equivalente talvez mesmo que com os pinos em posições diferentes... 73!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim tem muitos meios de se substituir o circuito PLL, só depende da imaginação e experiência do técnico, da para colocar um VFO simples LC, o que já é ultrapassado, então vamos ao DDS, um VFO com frequencímetro e que poderá fazer muito mais do que um VFO, tem também outros PLL que modificando um pouco o circuito funciona perfeitamente, como já disse há sim como substituir o circuito PLL, dá um pouco de dor de cabeça e muitos dedos queimados mais é certo, é só colocar o cérebro para pensar.
      Um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  4. Veja o link
    https://youtu.be/SAC4h_eKj9g

    Atualmente esta sucata opera com um DDS
    Sendo abandonado achave de canais e apresenta a frequência num display LCD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show de bola Gilberto Costa.
      Muita boa a ideia de adicionar mais este PLL ao circuito do 148, pode-se fazer muito neste circuito com outros PLL, e até como você fez um DDS, é isso ai a imaginação não tem limite, é só começar e montar.
      Um abraço e muito obrigado pelo comentário e link do vídeo, contribui bastante para nosso hobby. Abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir