terça-feira, 7 de agosto de 2012

Microfone Mesa Amplificado Vox KBS 3000 PX PY

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Nova publicação atualizada com esquema, Layout, PCI e fotos.
Este é um PTT amplificado com VOX, controles tonalidade, volume, tempo de retardo, sensibilidade do microfone. É um equipamento ideal para a estação de Radioamadores PY e PX
Esquema original do KBS3000 vox e pré Atualizado 09-05-13.
Para quem não quer ficar apertando e soltando o PTT, de seu PX ou PY, aqui está a solução, um PTT de mesa com vários controles, e praticidade em seu QSO e DX, este é um vox  control e também tem modo PTT, se o operador quiser operar manualmente.
Atualizado 07-09-14 como ligar o KBS 3000 no 148GTL 4 e 5 pinos.
Esquema desenhado por mim a lápis no ano de 20-12-2004.
 
Xerox do painel original.
Sobre o esquema: Um colega comprou uma estação e tinha esse PTT de mesa, e tive o interesse de ver, pois eu sempre modulava e escutava esse equipamento que ele usava. Ele gentilmente me emprestou o equipamento e desenhei, até pensei que fosse da Kenwood, pois a estação que ele comprou foi um rádio TS50 da Kenwood, mais ele me disse que não era, eu errei ao datilografar o nome na lista de peças. Peço desculpas ao fabricante por esse engano. Bem eu não fiz, só desenhei mais a principio se eu fosse fazer, seria só um microfone de eletreto, o pré de áudio serve também para o vox, do coletor do segundo transistor colocaria um capacitor de 10nF depois um outro eletrolítico de 4,7uF ou 2,2uF para o pino 2 do CI, você pode fazer um teste retirando o sinal da extremidade do potenciômetro de volume e ligar direto no capacitor de 1nF ligado no pino 2 do 3140, lembre-se de desligar o eletrolítico de 4,7uF que está ligado a ele, o CI CA 3140 é muito bom  sensível é um amplificador operacional com dois FETs na entrada, mais você poderá substitui-lo por um 741, mais não terá a mesma sensibilidade mais com os dois transistores no pré e alguns ajustes funciona perfeitamente bem, o relé demora para acionar o TX quando você começa a falar por isso e normal perder duas ou três letras na primeira frase no começo do cambio, Você poderá minimizar isso, fazendo um circuito igual ao que aciona o relé com um transistor, ou substituindo o relé por reed switch aqueles que tem em telefone sem fio de 700 ohms, geralmente são azuis e tem gravado a resistência de 700 ohms, com dois reed e fazendo a bobina para imanta-lo, junto com o circuito da para ficar mais rápido no acionamento do TX ao começar a falar, lembre-se do negativo do radio e do vox cuidado ele poderá aparecer apitos ou roncos se ligados juntos ou errados um é negativo do cabo blindado PTT o outro e da alimentação, melhor na entrada de 12v antes do diodo 4007, coloque um ferrite pequeno ou toroidal de duas ou três voltas de fio 22 ou 23 AWG, para que não passe RF para o vox. Bem está ai espero que gostem, não tem erros pode confiar no desenho, você poderá fazer um melhor com menos componentes,

25 comentários:

  1. queria ligar um kbs 3000 no cobra tenho abrir o radio trocar alguns fios??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Juarez.
      Não, você vai montar o pré de microfone e ligar na alimentação do próprio rádio, ligando o plug do microfone do rádio. É só isso que tem que fazer o restante é ajustes. Muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
    2. ola valdir.boa noite vc monta este microfone.gostaria de ter um pois nâo entendo de eletronica.se vc monta e quanto vc cobra.meu email
      Aldairnobre46@hotmail.com

      Excluir
    3. Olá Aldair.
      Não meu amigo eu não comercializo montagens, aliás tempo faz que não monto nada, procure na sua cidade um técnico ou alguem que entenda de eletrônica e que possa monta-lo, o circuito e simples e qualquer um que já fez montagens eletrônicas poderá fazer.
      Sinto não atende-lo, um abraço e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  2. whtsapp 24992698267 py1fm a gradeço juarez

    ResponderExcluir
  3. sera que o cobra 148 consigo colocar chave + 10khz e o quebra queicho até 5khz ???? py1fm juarez agradeço juarezpy1fmarrobagmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pesquisando na WEB você vai achar muitos tipos de modificações para alterar o PLL do cobra 148 gtl, aumentando canais e quebrando o queixo. Abraços.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  4. Olá Waldir! Um pergunta, no esquema há dois microfones, trata-se de dois microfones independentes, montados um ao lado do outro sendo cada um para o circuito correspondente ou seria um microfone com ligação para os dois circuitos, porém representados no esquema como se fossem dois?
    73!
    PU3MAN / PX3D6119

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Mariano André.
      No esquema original é assim mesmo, com os dois microfones de eletreto, porem nada impede que você coloque um só e também já aproveitando o pré para os dois circuitos, eu comento sobre isso, leia toda matéria que vai entender. Um abraço e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  5. Olá Waldir.

    Esse esquema do KBS 3000 é comercial? Tenho um esquema de um pré de mic que copiei de um amigo a muito tempo q é bem parecido com esse pré.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Picco.
      Que prazer te-lo aqui de volta ao blog, sim Picco este equipamento era vendido comercialmente, este esquema eu desenhei de um amigo que comprou uma estação completa de Radioamador, observe que no esquema desenhado a mão em cima, e datilografado na lista dos componentes eu coloquei a marca Kenwood, mais não é, isso porque os equipamentos da estação eram todos desta marca. como não tinha marca no equipamento eu achei ser da Kenwood. Encontramos vários esquemas semelhantes de pré de microfone, principalmente da Cobra, com dois transistor são muito bom, deve ter o controle de volume na saída ou depois da entrada do eletreto.
      Um abraço Picco.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  6. Bom dia tenho o kbs 3000 e quero ligalo no meu VR 96como faço para puchar a alimentação do microfone na pinagem do cabo eu sei que é no 4 pino aonde tiro a voltagem do radio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Américo.
      Olha você tem que saber ás ligações do microfone do seu rádio com o KBS, a alimentação é melhor você retirar direto da fonte que alimenta o rádio.
      Um abraço, e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  7. Waldir, boa noite! Pode me ajudar? Vou colocar o kbs3000 em um hf ic738. Pode me passar as referências das cores dos fios? Provavelmente deve ser padrão. Azul, vermelho, branco, preto, malha. A alimentação está em outro dois fios preto e vermelho. Grato 73 pu2nxr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Daniel Almeida.
      Eu não tenho ás cores dos fios deste modelo de rádio, sei que a entrada de microfone e pino 1, pino 7 é terra ou malha microfone, pinos 6 e 5 PTT, não posso afirmar se é padrão, talvez tenha no manual, se você não tem o manual baixe em: http://www.radiomanual.info/schemi/IC736-IC738_serv.pdf e veja como fazer ás ligações, melhor fazer testes primeiro.
      Um abraço e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  8. waldir boa noite,o meukbs 3000 operava normalmente derepente parou de mandar oaudio e manda somente a portadora o meu radio e ts 430 s ou e falha no manuseio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celso.
      Olha verifique o eletreto do circuito que tem os dois transistores BC549, veja ás tensões neste circuito, ele é o responsável pelo seu áudio ao TX, o outro circuito com CI é para o VOX, TX, RX.
      Um abraço e feliz ano de 2018.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  9. waldir boa noite, eu gostaria de saber como ligar o kbs 2000s no midland 79265 a, ele é parecido com o cara preta da cobra...73!!!px9a5955/Pt2NK

    ResponderExcluir
  10. Olá Celso.
    Primeiro você tem que ter o esquema do Midland, agora veja ás ligações de microfone TX e RX do conector, pronto. Aliás o KBS 2000 não conheço, e nem o Midland, se for igual é só seguir ás imagens aqui do blog e esquema, tem conector de 4 e 5 pinos.
    Muito obrigado pelo comentário.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda estou pesquisando, mas acho que já consegui descobrir quem é TX e quem é áudio. Obrigado Waldir!!! 73 de PT2NK/PX9A 5955.

      Excluir
    2. Ok meu amigo Celso.
      Desculpa ontem não deu para responder, mas fico feliz em você ter êxito no seu projeto.
      Muito obrigado por manter informado da sua experiência, felicidades e continue boa montagem.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  11. Bom dia só de Foz presiso de uma Judá

    ResponderExcluir
  12. Se eu poder ajudar estou a sua disposição.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  13. Oi amigo, queria ligar meu kbs 3000 num icom ic v8000, o fio que vai para o radio tem 5 via incluindo a malha, o fio verde esta desligado, os demais estao ligados, queria saber como ligar? Agradeco a ajuda. (fios vermelho, amarelo, cinza, verde(desligado) e malha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Dandaiufe.
      Olha eu não conheço seu rádio e ligação do PTT, baixei o manual em português mas não tem como ás ligações do Mic. ao PTT ou algo sobre Mic. ligação, veja em https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/comunicacao-via-radio/231446d1277319466-manual-do-icon-ic-v8000-ic-v8000-portugues.pdf
      O que você pode fazer é seguir o esquema acima citado de ligação do terra de microfone malha e terra sendo negativo da fonte, são diferenciados no esquema, e os fios quem faz RX e TX, e fios que são ligado o Mic. pronto é só isso, se ficar algum apito ou algo parecido, isso pode ser com a malha do cabo Mic. e negativo, inverta os negativos, ou desligue um ou outro para ver se para o apito ou semelhante apito.
      Bem de qualquer maneira fica difícil a distância instalar ou adaptar um equipamento ou circuito sem conhecer os respectivos fios de ligações.
      Espero que tenha êxito na sua ligação do KBS.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.